quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mídias sociais facilitam trabalho de comunicador


O publicitário Fernando Garcia acredita
na eficácia das mídias sociais

José Thiago Zago e Bernardo Silva

A cada dia mais e mais pessoas ao redor do globo surfam na rede mundial de computadores e com este crescente aumento de acessos e cliques o convívio também se torna abstrato. Bem ou mal, os sites de relacionamentos vieram para encurtar distancias e criar uma nova forma de relacionamento: o virtual.

Twitter, Orkut, Facebook e blogs tornaram-se mania e parece que vieram para ficar. Não só usados na promoção interpessoal, agora publicitários e assessores de imprensa usam esses recursos para complementar seus trabalhos.

“É um modo de aproximar o cliente da marca, da empresa”, diz Fernando Luiz Garcia. Estreitando laços com os clientes, o feed-back é mais real e concreto, complementa o publicitário.

Ainda sendo desbravada aqui no Brasil, esse tipo de recurso já é empregado pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Assessora de imprensa da universidade, Aline Blasechi, diz que o website e o Twitter são formas de sempre manter seu público-alvo mais próximo, fortalecendo a marca e agilizando os serviços de ouvidoria. “O Twitter veio como um canal direto de comunicação com os alunos”, diz Blasechi. Com o número de seguidores em constante crescimento, os alunos participam fazendo perguntas, dando sugestões. “O retorno é mais forte e direto do que no site”. Com públicos diferentes, essas mídias também são usadas com propósitos distintos: “O website é necessário pois é tido pelo internauta como mais confiável por ter uma linguagem mais formal, oposto do Twitter. Mas ambos são importantes.” Ainda, o Youtube também é uma mídia muito usada pela empresa principalmente para propagar as marcas e as campanhas institucionais.

Aproximação com o público-alvo é o resultado do uso das redes sociais, nisso tanto a assessora quanto o publicitário concordam. Mas fica a dica de ambos, para cada mídia é preciso respeitar as diferentes linguagens.

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