quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Alternativas à música sertaneja em Prudente: raras, mas possíveis

Camila Monteiro e Gustavo Dalle Vedove

A vertente musical predominante na cidade de Presidente Prudente é o sertanejo, principalmente, o universitário. Mas e quem não gosta deste tipo de música, como faz para se divertir aqui? Fábio Sato, com a intenção de fugir da regra montou um bar, onde há o intuito de não tocar sertanejo. E a ideia deu certo. “Nós fizemos uma pesquisa que indica que 80% do público do nosso estabelecimento prefere o pop, o pop rock ou a MPB, ao invés do sertanejo”, diz Sato.

O empresário, que afirma gostar de música boa, independentemente do estilo, afirma que as músicas sertanejas são todas muito parecidas, porém salienta que ela precisa ser respeitada, pois atingiu o Brasil todo e movimenta fortunas.

Para o músico e não-apreciador de música sertaneja, Marcelo Zorzeto, que se apresenta na noite prudentina com um repertório que, segundo ele, vai de Elton John a Radiohead, podendo ser definido como pop/rock internacional, existem sim pessoas que gostam de ouvir outros estilos na cidade que não seja o sertanejo, mas são poucas. "Normalmente, nas casas onde toquei aqui em Prudente, minha música não foi bem recebida pela maioria”, declara. Zorzeto afirma que, várias vezes aconteceu de ele estar tocando o seu estilo e os freqüentadores do bar em questão pedirem para ele tocar músicas do repertório de determinadas duplas sertanejas.

O músico diz que lugares que se propõem a não tocar sertanejo em Prudente tendem a não durar muito tempo e cita como exemplo, o já fechado Bar Serpentina, onde músicos de MPB se apresentavam. Destaca que fora do circuito de bares, há o Sesc, que ele, como espectador, afirma ser um refúgio para aqueles que têm um gosto mais diferenciado.

Se você não gosta de sertanejo e vive em Prudente, é só procurar que você acha alguma opção diversificada. Segue abaixo uma lista de alguns locais na cidade onde não se toca música sertaneja:

- Sr. Boteco (@SrBoteco)
- Trip Bar (@TripBar)
- Sesc Thermas (@sescthermas)
- Garden

2 comentários: