quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Leitura gratuita: blogs podem proporcionar conhecimento sem sair de casa

Por Juliana Galvão, Layrton Gomes e Simone Cereja

Você já pensou em separar alguns minutos do seu dia para escrever? Os assuntos são variados e dependem do seu interesse. Assim faz a blogueira Mariana Perussi, que estuda Comunicação Social e há mais ou menos um mês escreve sobre fatos simples do cotidiano. Ela conta que foi imediatamente seduzida pela ferramenta, mas confessa que passa alguns dias sem postar e por isso é cobrada pelos leitores.

Os blogs oferecem diversos conteúdos informativos de autores que produzem e publicam seus pensamentos gratuitamente. Enquanto muitos compram seus livros em sebos, ou abastecem seus e-books em livrarias, existem aqueles que não se preocupam em sair de casa para encontrar uma boa leitura.

O blog nasceu em 1999 e é uma estrutura que permite a atualização rápida de conteúdos através dos posts. Organizados de forma cronológica inversa, combinam texto, vídeo, imagem e links. Usuários atribuem o sucesso da ferramenta à rápida e eficiente interação entre autores e leitores. No Google podem ser encontradas mais de 156 mil páginas em português contendo o termo blog.


Mas é preciso ter cuidado. Nem sempre os autores de blogs escrevem com o objetivo de informar. Afinal, o blog é uma página pessoal e livre, você escreve aquilo que vier na cabeça.

Entretenimento para alguns, coisa séria para outros. Cerca de 300 pessoas se reuniram na cidade de São Paulo no mês passado (22/08) para o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, onde aprovaram uma carta para a categoria (leia a carta na íntegra). O documento contém textos sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), combate a censura e apoia a regulamentação dos artigos da Constituição Federal, que tratam dos meios de comunicação no país e de incentivo a estruturas de financiamento para produtores autônomos.


Que tal comentar sobre a “Carta dos Blogueiros Progressistas”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário